7 dicas de como aumentar as vendas do seu e-commerce

O comércio virtual está em crescimento contínuo, gerando boas oportunidades. Porém, com a crise que temos vivenciado — provocada pelo coronavírus —, é necessário ser criativo no momento de encontrar soluções, por isso, vamos dar dicas de como aumentar as vendas e manter seu negócio sustentável.

Também é importante lembrar que há passos básicos de planejamento e estratégias, além dos diferenciados, que requerem atenção a qualquer momento.

Então, para lhe ajudar nesse momento, nós fizemos uma lista com 7 dicas para você ter sucesso com a sua loja virtual. Continue com a gente para saber mais! 

dicas de como aumentar as vendas

1. Invista em e-mail marketing

O e-mail marketing é ótimo para divulgação de marca e atração de novos clientes, sendo fundamental para você que busca aumentar as vendas da sua loja virtual. Tal recurso é bastante interessante, pois, ao contrário das redes sociais, permite a criação de uma interação mais íntima com os potenciais consumidores.

Além disso, é possível criar conteúdos maiores que não caberiam em uma postagem do Twitter ou Facebook, por exemplo.

Você pode usar como estratégia de e-mail marketing o conteúdo do seu blog de acordo com a etapa do Funil de Vendas em que a pessoa se encontra, oferecer um teste gratuito dos seus produtos e também divulgar promoções específicas para cada cliente.

Promover seu boletim informativo e blog é interessante para converter visitantes em leads, bem como compartilhar conteúdos com informações para auxiliar o cliente a aproveitar os itens recentemente comprados.

2. Observe o abandono de carrinho

É bastante comum em e-commerce acontecer o abandono de carrinho. E, sempre que um visitante sai sem comprar, você está perdendo dinheiro, não é mesmo?

Esse é um dos casos em que é muito importante usar automação de marketing, uma vez que esses potenciais compradores poderiam receber automaticamente um e-mail para finalizar a sua compra, sendo oferecido algum desconto ou frete grátis, por exemplo.

Sendo assim, crie um e-mail que incentive seu cliente a voltar e finalizar a sua compra.

3. Use estratégias de SEO

O SEO (Search Engine Optimization) deve estar entre as principais estratégias que você vai usar no seu negócio. Não sabe o que é SEO? Calma que já te explico!

Quando você quer comprar um produto, o que você faz? Bom, atualmente há algumas formas de iniciar uma jornada de compra, mas a mais comum é através de pesquisas orgânicas, ou seja, quando o usuário busca por produto e/ou serviço em ferramentas como o Google ou através das redes sociais.

Normalmente, essas buscas realizadas no Google provêm do desejo consciente do consumidor em adquirir algo. Possivelmente, antes mesmo de ser lojista, você já passou por este processo de buscar algo para comprar. 

Neste momento de procura, quais resultados foram acessados? Os presentes nas primeiras páginas, não é mesmo? 

É isso que a estratégia de SEO faz. Apresenta sua loja nas primeiras páginas de pesquisa, sendo uma das melhores soluções quando pensamos em como aumentar as vendas do seu e-commerce. Trazendo seu negócio para os primeiros resultados de busca, quanto mais cliques você tiver, maior é a probabilidade de conversão.

É importante ressaltar que um bom ranqueamento não vai acontecer da noite para o dia, portanto, para alcançar esses resultados a médio e longo prazo, você precisa estar atento às descrições, URLs e títulos, usando palavras-chave que façam parte do seu nicho.

como aumentar as vendas do seu e-commerce: SEO

4. Produza marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma ótima ferramenta para ter em mente quando pensar em dicas de como aumentar as vendas no e-commerce. 

Isso porque criar um blog para a sua loja ajuda na interação com seus clientes e potencializa o ranqueamento nas buscas do Google, como falamos logo acima.

É possível, por exemplo, criar conteúdos mais longos e desenvolver e-books para ajudar os clientes sobre seus produtos. Assim, você vai criando uma relação interessante com a sua comunidade e trazendo mais conversões.

Também é interessante propor guest posts, ou seja, a troca com parceiros para vincular seu conteúdo em outros sites e blogs, gerando mais backlinks e, consequentemente, ajudando bastante com o SEO.

5. Crie anúncios patrocinados no Google

Sabe quando falamos sobre a importância de estar nas primeiras páginas de busca? As mídias pagas te ajudam nisso.

Investindo em links patrocinados, como pelo Google Ads, por exemplo, suas vendas poderão expandir-se de forma muito positiva, uma vez que, ao pesquisarem determinada palavra-chave ou algo relacionado ao seu nicho, o link de sua loja virtual estará presente nas primeiras posições. É uma estratégia que vai aumentar as chances de converter o prospect em cliente.

Nessa estratégia você investe no CPC (Custo por Clique) aumentando o número de visitas com maior chance de comprar, afinal, serão pessoas mais qualificadas para consumir produtos do seu nicho.

Veja um exemplo de link patrocinado abaixo, quando buscamos por “curso de inglês”

como aumentar vendas e-commerce exemplo link patrocinado

Essa estratégia ajudará a crescer o número de conversões, sendo bem importante para aumentar as vendas.

6. Anuncie no Instagram e Facebook

Anunciando no Instagram e no Facebook é possível alcançar novos seguidores, leads e clientes. E esse comércio tem conquistado cada vez mais empreendedores.

Para isso não basta apenas criar anúncios, é necessário planejamento. É importante saber que, por ser uma rede social, é essencial manter um perfil ativo e promover interação com seus seguidores. 

Se você souber como, o quê, e para quem anunciar, você terá bastante êxito nesse investimento.

Assim como falamos sobre o Google, no Instagram e no Facebook o pagamento é CPC, pagando cada clique recebido no anúncio. Portanto, estude sobre a sua persona e crie anúncios que as atraiam, garantindo, dessa forma, um bom ROI.

Caso contrário, um anúncio que gere cliques para usuários não qualificados vira apenas uma despesa.

Afinal, mesmo que as redes sociais tenham outros intuitos, é importante atingir pessoas com potencial de compra ou alinhadas à identidade de marca.

7. Trabalhe estratégias de fidelização

A fidelização é direcionada para quando já houve a conversão de visitantes para clientes. É muito importante ter um bom relacionamento com consumidores, para que eles retornem e se transformem compradores fiéis.

O relacionamento entre você e o cliente pode acontecer em diversos canais e formatos como: e-mails, WhatsApp e SMS, aviso de novidades e promoções, anúncios em redes sociais. 

Fazendo uma boa integração entre os canais de contato, melhor fica a estratégia, sendo maior a probabilidade de criar uma experiência personalizada para o seu cliente.

Além disso, a retenção de consumidores é uma forma mais acessível de aumentar as vendas virtuais. Os clientes fiéis são em média 22% da receita de um varejista. Por isso é importante fidelizá-los.

Trouxemos neste artigo dicas de como aumentar as vendas do seu e-commerce. Colocando-as em prática, você vai notar a melhoria nas vendas do seu comércio virtual. Mesmo que determinadas estratégias exijam investimentos por parte do lojista, trazem bons resultados, alguns em curto prazo.

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