Google Trends para SEO – Um Guia Completo

Você já está utilizando o Google Trends para SEO no seu site?

O Google Trends é uma das ferramentas mais subestimadas do Google. Por isso, separamos esse Guia para te mostrar estratégias de como utilizar essa ferramenta grátis do Google para melhorar o seu projeto de SEO.

O que é o Google Trends?

O Google Trends é uma ferramenta grátis que nos fornece dados e gráficos sobre os termos de pesquisa mais populares nas buscas do Google e do Youtube.

Ele foi lançado em 2006 e sua versão mais atualizada saiu no ano de 2018, com diversas melhorias.

Você pode usar o Google Trends para:

  • Encontrar as buscas mais recentes e com maior volume;
  • Identificar tópicos e sub tópicos relacionados a algum negócio ou tema;
  • Analisar os interesses desses termos com base na localização dos usuários e dados geográficos.

Agora, vamos entender um pouco mais de como o Google Trends para SEO é uma forma de ajudar e muito sua estratégia.

Pesquisa de Palavras-Chave

Você pode realizar, de forma grátis, uma busca de palavras-chave no Google Trends, incluindo um termo na barra de busca na página principal.

Por padrão, a pesquisa é sempre realizada com base nas buscas da pesquisa do Google pelas palavras-chave e os termos mais populares. Porém, você pode mudar esse tipo de busca para o YouTube, por exemplo.

Google Trends para SEO - Pesquisa no Youtube

Após inserir sua busca, o Google Trends irá retornar com um gráfico de tempo. Como resultado, o gráfico mostra a evolução da quantidade de pesquisas desse termo ao longo dos meses. Você também pode mudar a janela de visualização.

Você pode olhar um histórico maior de pesquisa. Isso é ideal para identificar períodos do ano em que existam mais oportunidades para trabalhar nesse termo.

Termos de Pesquisa com Maior Volume

Um dos usos mais comuns para o Google Trends é identificar o volume das pesquisas de termos relacionados ao seu negócio, por exemplo.

Com o gráfico de tempo, nós conseguimos identificar exatamente quando esse termo começou a ser mais relevante para os usuários da busca e onde o interesse do público começou a ser maior.

Google Trends para SEO - Histórico

Encontrar Palavras-Chave Relacionadas

Uma das funções que mantém o Google Trends no topo das ferramentas mais recomendadas para SEO é a habilidade de recomendar palavras-chave relacionadas que estão ganhando mais popularidade nos últimos meses.

Palavras-chave relacionadas

Essa função é ideal para seu projeto de SEO que precisa encontrar oportunidades com base no comportamento do seu consumidor e aproveitar o volume de buscas para trabalhar especificamente essas palavras-chave.

Descobrir Tópicos Relacionados

Outra ferramenta excelente do Google Trends para SEO é a habilidade de sugerir tópicos de interesse relacionados aos termos de pesquisa que estão em alta.

Esses assuntos têm como base todas as pesquisas que acontecem no Google e encontram os termos que possuem relação com seu interesse e o interesse do seu público.

Google Trends para SEO - Tópicos

Volume de Buscas e Interesse por Região

Você também pode, por exemplo, encontrar o volume de buscas e interesses do seu tópico ou palavra-chave de acordo com a região do Brasil (ou outro país).

Isso é interessante para entender melhor o seu consumidor e identificar quais são as regiões em que seu produto ou serviço pode ser mais relevante.

Volume de buscas

Comparar Termos de Pesquisa

O Google Trends também pode ser útil na decisão de escolher qual termo de pesquisa você deve começar a otimizar na sua estratégia de SEO.

Com a ferramenta de comparação, você pode comparar 2 ou mais termos e descobrir quais possuem mais volume ao longo do tempo, por exemplo.

Google Trends para E-Commerce - Comparação

Essa ferramenta é importante, pois consegue dar uma visão mais detalhada de como seu consumidor se interessa por temas em relação a uma palavra-chave parecida.

Essencial para você conseguir criar a melhor estratégia baseada em volume x qualidade.

Tendência de Busca de Produtos no Google Shopping

Nós, aqui da a Agência e2u, utilizamos o Google Trends, por exemplo, para localizar quais produtos possuem maior busca no Google Shopping. Assim, conseguimos otimizar as páginas dos nossos clientes com base no volume de pesquisas.

Tendência de busca de produtos

Na nossa estratégia, isso é essencial para otimizar e se antecipar na criação de conteúdo de produtos que possuem sazonalidade ou estão começando a mostrar interesse maior do nosso público.

Além disso, essa é uma excelente forma de se basear em como o mercado de determinado produto está se saindo durante o decorrer dos tempos.

Google Trends para SEO – Como utilizar?

Agora que você já descobriu algumas oportunidades de como usar o Google Trends, como podemos fazer para tirar todo o proveito dessa ferramenta grátis para nossa estratégia de SEO?

Você pode utilizar em diversos campos da sua estratégia, como:

  • Pesquisar volume de palavras-chave
  • Descobrir novos termos relacionados
  • Descobrir temas com interesse aumentado para definir suas pautas para blog
  • Encontrar tendências de pesquisa no YouTube para produzir seus vídeos
  • Analisar os interesses de dois produtos para determinar qual é mais interessante para investimento em mídia.
  • Coletar dados de interesse por região do Brasil, para saber onde seu termo de pesquisa tem maior aceitação
  • Muitos outros….

Contudo, vale lembrar que essa é apenas uma das etapas de uma boa estratégia de SEO.

Após tudo isso, vale a pena dar uma conferida nessa incrível ferramenta. E o melhor de tudo é que ela é grátis, então você pode utilizar da maneira que preferir e adaptar os resultados na sua estratégia.

Caso você queira entender como nós fazemos SEO aqui dentro da agência, com uma estratégia focada no e-commerce, dá uma conferida > SEO PARA E-COMMERCE.