Tendências em Marketing Digital para 2021

Mudanças aconteceram para todos no ano de 2020. Passamos pela crise do novo Corona vírus e todo mundo precisou transformar as coisas em sua vida, tecnologias, trabalhos, comportamentos. O marketing também sofreu o seu impacto, mudando algumas tendências em marketing digital.

No universo virtual, tudo acontece de forma rápida e contínua. Há sempre uma inovação, que seja em aplicativos, programas ou plataformas, visando atender às demandas do usuário. Por conta do que ocorreu em 2020, as empresas precisaram fortalecer a sua presença digital. Isso, ao mesmo passo que a sociedade se adaptava ao distanciamento social.

Com essa mudança de comportamento, é importante estar atento aos hábitos e costumes de seus consumidores. Assim, você consegue investir em ações de Marketing Digital que estejam alinhadas com os seus clientes.

Então, vamos falar agora um pouco sobre as tendências em Marketing Digital para esse ano. Acompanhe conosco.

Aumento de pesquisa por voz

Durante o ano de 2020, aumentou o número do uso de assistentes virtuais, como a Alexa, por exemplo. Principalmente por conta da pandemia. Junto com essa tendência e o aumento da aquisição dos dispositivos Amazon Echo e Google Home, cresceu também a pesquisa por voz. Já que esses aparelhos interagem com essa função.

Os smartphones possuem há algum tempo a função de busca através da voz. Segundo dados do Google, em 2018, 27% dos usuários fazem uso da pesquisa por voz. Porém com os assistentes virtuais mais populares, a tendência é crescer cada vez mais.

Dados publicados pela empresa de ciência de dados Ilumeo registraram que o Brasil teve um aumento 47% de uso de serviços e produtos de assistentes virtuais. Isso por conta do distanciamento social e o aumento de trabalhos remotos.

Isso ocorre, porque nessa nova realidade é necessário, para muitas pessoas, se desdobrar entre a vida profissional e a doméstica. E com esses assistentes, é possível fazer uma busca por voz, enquanto se realiza outras atividades.

Dessa forma, o SEO deve estar atento à otimização dos conteúdos para buscas faladas. Porque os usuários estão pesquisando cada vez mais como se estivessem conversando com o buscador. E o Google está preparado para entender o que as pessoas falam.

Crescimento do Instagram

O Instagram está indo de vento em popa. Desde 2019 a rede vem tendo crescimento expressivo e não será diferente em 2021.

Mesmo a rede social tendo ainda menos perfis do que o Facebook, o engajamento entre usuário e marca é 3x maior no Instagram. Por isso, estratégias bem traçadas terão ótimos resultados.

Sabemos que as redes sociais vem e vão, mas o Instagram está sempre se atualizando e incorporando novas ferramentas. A plataforma comporta diversos tipos de publicações e interações entre consumidores e marcas. Tendo, inclusive, um marketplace disponível. É possível criar engajamento no Instagram de diversas formas. Entre elas temos vídeos curtos, chamados de Reels. Eles são a nova tendência dos usuários da rede, sendo algo parecido ao que encontramos no Tik Tok, por exemplo.

O Tik Tok, por sua vez, foi o aplicativo mais baixado no mundo em 2020, com 2 bilhões de downloads. Porém seus algoritmos ainda são um mistério. Portanto, o Marketing Digital vai ficar de olho para entender como viralizar por lá.

Engajamento com o consumidor

Mais do que nunca, o público tem engajado com as marcas. Uma parte devido às novas condições de distanciamento social. Pensar em um marketing interativo com elementos para contato direto, de fato, agrega valor às suas visitas. Isso também é ótimo para retenção de dados. Assim, você torna a experiência do cliente ainda mais personalizada. 

O que também deve ganhar bastante atenção é o User Generated Content (UGC). Ele nada mais é do que o conteúdo gerado pelos próprios usuários. Ou seja, aproveitar as publicações dos seus clientes nas suas estratégias.

As marcas estão percebendo que além dos grandes influenciadores serem efetivos para suas campanhas, os usuários comuns têm exercido poder de influência. Sendo assim, exemplo de prova social para outros consumidores. Quase um boca a boca.

Outra possibilidade de engajamento são as experiências em tempo real. E não estamos falando apenas dos vídeos ao vivo. Temos interações em tempo real, como no Twitter, onde as coisas vão surgindo junto com as polêmicas e novidades.

Imagens em evidência no Google

Uma ótima estratégia para pensar quando falamos sobre as tendências em Marketing Digital é otimizar imagens com SEO.

Afinal, as imagens têm ganhado cada vez mais relevância nos resultados do Google, como você já pode ter notado. Com a otimização das imagens com SEO, pode-se melhorar o posicionamento do conteúdo, trazendo bons resultados.

Essa mudança de relevância aconteceu porque o Google notou que as imagens têm um fator fundamental dentro do marketing. Elas atraem nossa atenção de forma muito mais rápida. E alguns dos Rich Snippets são feitos para deixar as imagens em destaque.

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Então, utilize bem as suas ferramentas e as imagens e esteja em lugares que a imagem conta muito, como Instagram e Pinterest, por exemplo.

Relacionamento via bots

Falamos anteriormente do crescimento dos dispositivos como Amazon Echo e Google Home. Além de como é possível realizar algumas funções através dos assistentes virtuais. Reprodução de música, lembrete de tarefas, anotações e listas, alarmes e afins. Com isso, é importante falar sobre os famosos bots.

A inteligência artificial está se aprimorando cada vez mais e as empresas estão investindo nisso. E tem gerado um aumento do número de interação entre clientes e assistentes virtuais ou bots.

Isso a coloca entre as tendências em Marketing Digital a ser observada. Porque há muita coisa para ser explorada e desenvolvida no universo de conteúdos de áudio. Assim, é importante que façam sentido para as pessoas nessa nova realidade.

Várias marcas têm criado suas assistentes virtuais. Elas têm feito bastante sucesso para além de sua funcionalidade, pois também interagem com o usuário. Até os bancos, como a BIA do Bradesco, que permite realizar transações apenas por voz em dispositivos como os da Amazon e do Google.

Otimização para mobile

Segundo pesquisa feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 116 milhões de brasileiros usam a internet e 94,6% usam através de seus celulares. E a tendência de uso de dispositivos móveis está só crescendo.

Então, se preocupar com a experiência do usuário e priorizar páginas responsivas fará com que a sua empresa tenha melhor alcance em posições nas páginas de busca.

E pensando na melhoria da navegação através de seus dispositivos móveis, o Google desenvolveu a tecnologia AMP (Accelerated Mobile Pages), páginas aceleradas para dispositivos móveis.

Algumas empresas otimizam mais para artigos e notícias. No entanto, outras otimizam para vídeos e GIFs. Acompanhar como funciona o comportamento do ser humano em uma interação mobile é basicamente uma estratégia do Marketing Digital.

Criação de Conteúdo para Podcast

O Podcast já não é mais uma grande novidade. Porém seu crescimento tem aberto os olhos dos criadores de conteúdo. Se mostrou uma grande tendência em 2020 que certamente seguirá em 2021.

O formato abrange vários tipos de conteúdos em áudios, sendo possível encontrar podcasts que se assemelham a aulas, entrevistas ou programas de rádio. Isso vai depender muito do canal e do assunto que você busca.

O podcast também traz a mesma alternativa de se realizar atividades simultâneas, assim como a busca por voz. Muitas pessoas com suas rotinas corridas aproveitam momentos como lavar a louça ou fazer atividade física, por exemplo, para ouvir podcasts. Já que não precisa de nada além dos ouvidos atentos.

Então, como tem sido uma tendência em ascensão e o seu negócio tem conteúdo para criar nesse formato, invista. Valerá a pena.

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Ascensão do Telegram

O Telegram é um instrumento de comunicação semelhante ao Whatsapp. Porém há mais funcionalidades disponíveis e desenvolvidas no aplicativo, como por exemplo, não ter limite de usuários em seus grupos.

Muitos produtores de conteúdo têm usado o Telegram para promover conteúdos e divulgá-los em suas redes sociais para entrada nos grupos. Talvez você já tenha notado.

Uma ótima possibilidade para você criar uma comunidade e ter leads engajados. Além disso, a taxa de entrega do conteúdo é bem alta. Certamente uma das tendências em marketing digital mais promissoras de 2021.

Estas foram algumas das tendências que observamos e trouxemos para você avaliar e, possivelmente, usar na sua estratégia de marketing. Certamente, você observará bons resultados com a aplicação delas, algumas até mesmo em curto prazo.

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