O que é Omnichannel: saiba como funciona esta estratégia

Nesta postagem vamos entender um pouco mais sobre o que é o Omnichannel. Termo que vem sendo bastante utilizado.

Aqui nós falaremos sobre o significado deste termo, as diferenças com os termos semelhantes, como utilizá-lo e quais são as dificuldades de aplicação.

Então, continue aqui com a gente para entender mais desse assunto. 

O que é Omnichannel?

Se analisarmos por um viés semântico, o seu significado é próximo a todos os canais. 

Mas isso não explica toda a complexidade que existe por trás do termo. 

Omnichannel é uma estratégia baseada na interligação de múltiplos canais de comunicação, com o intuito de ampliar a relação entre o offline e o online, refinando a experiência do usuário.

Contudo, isso pode acabar levando a confusão com outros dois termos que falam sobre a experiência de usuário: multichannel e crosschannel.

Para acabar com essa dúvida de uma vez, falaremos um pouco mais sobre cada conceito.

Omnichannel

Multichannel

Multichannel é, basicamente, muitos canais. Ou seja, é possível alcançar a empresa por diversos canais de compra: aplicativo, site, loja física, entre outros.

E qual é a diferença dele para o omnichannel?

Sobretudo, para o multichannel o que acontece é que não existe comunicação entre os canais de compra. E em alguns momentos há até competição entre eles por não estarem interligados.

Nesse sentido, é quando os vendedores da loja virtual e da loja física não sabem da jornada de compra do consumidor até chegar ali. Não há troca de informação entre esses meios.

Crosschannel

Na estratégia do crosschannel, o que acontece é o cruzamento entre os canais. Por exemplo, você pode realizar a compra no site e retirar na loja física.

Assim não cria competição entre os canais, eles se complementam.

Omnichannel 

Antes de mais nada, a estratégia Omnichannel propõe uma conexão de todos os canais da empresa. Mas de que forma isso acontece?

Você pode estar em uma loja física e utilizar o aplicativo da marca para fazer uma consulta de valor ou confirmar se existe o produto que busca. 

Caso encontre um produto online, mesmo estando na loja física, você pode pedir para o vendedor realizar o pedido e optar pela entrega em casa.

Desta forma, há melhoria da experiência de compra do usuário podendo aumentar as relações e fidelizações.

Ou seja, a abordagem do omnichannel faz integração com os canais de distribuição, promoção e comunicação. Tudo disponível no mesmo lugar.

Para se alinhar a esse conceito, sua empresa deve oferecer uma mensagem personalizada e relevante para os clientes, independente da etapa de jornada de compras que eles se encontram.

Tipos de canal

Como aplicar o conceito de Omnichannel na sua empresa?

Bom, como já falamos um pouco sobre o conceito, para aplicar é necessário que tenha integração entre todos os canais da sua empresa.

Vai ser necessário que haja comunicação entre algumas áreas da empresa, para que não existam lacunas para o cliente. Alinhando o offline com o online, sendo a única forma de uma experiência omnichannel.

Também é importante nesse processo ter uma persona bem estruturada. Saber para quem você está segmentando as coisas. Com quem a sua empresa fala. Para, dessa forma, conseguir dar uma experiência de compra especial para o cliente. 

Antes de realizar todo esse processo é importante entender como é atualmente a experiência que você está proporcionando ao seu cliente. Quais canais tem mais conversões, onde o cliente tem uma experiência mais completa. 

Como resultado, realizando essa análise você consegue avaliar os processos, do atendimento às vendas, e em qual ponto você precisa realizar as melhorias.

Após essa etapa, você vai precisar testar essa integração e ver como está funcionando. Peça a ajuda de pessoas com perfil próximo à sua persona e testem todas as implementações.

Quais são os desafios do Omnichannel?

Aplicar todas as estratégias necessárias para o Omnichannel não vai ser uma tarefa fácil. Fazer integração dos canais e proporcionar uma experiência incrível aos usuários é bastante desafiador.

Isso porque você precisará contar com ajuda da tecnologia para: monitorar os resultados, centralizar os dados, fazer a integração dos canais e automatizar marketing.

Além disso, é importante entender como é a experiência que você proporciona atualmente e criar um bom plano de ação. 

Juntando com tudo isso a satisfação dos seus clientes. Uma coisa que é bastante delicada, pois envolve as expectativas, as opiniões e as experiências deles com o seu negócio.

estratégias

Conclusão

Tarefa complicada, não é mesmo? Mas traz muitos resultados positivos quando é bem planejada e executada. 

De acordo com algumas pesquisas realizadas, os negócios que investem em omnichannel chegam a ter 89% de retenção de clientes. Aqueles que não investem na estratégia tem apenas 33%.

Sendo assim, chegamos à conclusão de que apesar dos desafios, é uma estratégia super vantajosa, com um retorno que vale a pena investir no seu negócio.

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