Core Web Vitals – Porque otimizar o seu site

O ambiente digital vive em constante otimização, composto por diversos dados a serem analisados e transformados em melhorias de performance. Neste artigo convido você a entender o que são as Core Web Vitals e como essas métricas podem aumentar as vendas da sua loja virtual.

O crescimento do e-commerce no Brasil

Não é nenhuma novidade que alguns consumidores – que ainda não compravam desta forma- passaram a utilizar as lojas online motivados pela pandemia.

A partir daí, descobriram um mundo mágico na comodidade nas compras online.

Como resultado, o e-commerce brasileiro registrou recorde em vendas em 2021, totalizando mais de R$161 bilhões em faturamento e um crescimento de 26,9% em relação ao ano anterior, segundo um levantamento realizado pela Neotrust.

Outra pesquisa, realizada pelo International Data Corporation (IDC), aponta que 88% dos brasileiros passaram a realizar compras online, e a pesar da volta das lojas físicas, a tendência desse número é aumentar. Por tanto, considerando este cenário é fácil entender: hoje já não basta que um site seja bom e permita a conclusão da compra, é necessário que toda a experiência seja satisfatória, de forma que o usuário se sinta motivado a estar ali. 

Agora falando a verdade, em um mar de pesquisas no Google – 63 mil buscas por segundo, em mais de 150 línguas como você espera que o consumidor escolha a sua loja virtual? 

É por essa questão, que para ranquear os melhores resultados orgânicos, o Google reconheceu a importância da experiência do usuário e passou a implementar um algoritmo que leva em consideração, além da velocidade de carregamento e usabilidade, métricas como a interatividade e estabilidade visual do site, chamadas Core Web Vitals.  

Seja você proprietário de uma loja virtual, profissional de marketing ou desenvolvedor, estes indicadores, acrescentados às centenas de métricas utilizadas pelo Google, devem alavancar as vendas dos e-commerces que as aplicarem corretamente.

Ou seja, que removam de seus sites interrupções e obstáculos, para que a qualidade da experiência aumente as conversões, baseadas no conforto de toda a jornada de compra do consumidor.

Quais dados compõe o Core Web Vitals?

Core Web Vitals são métricas utilizadas para avaliar a experiência do usuário quando ele acessa uma página. Resumidamente, fazem parte de uma iniciativa mais ampla do Google chamada Web Vitals, para que o usuário possua cada vez mais, uma experiência de página excelente.  

Confira os dados analisados:

LCP (Largest Contentful Paint) ou Exibição do Maior Conteúdo, mede o desempenho do carregamento a partir do maior elemento presente na página.O LCP ideal deverá ser de até 2,5 segundos desde o início do primeiro carregamento. Caso o maior elemento – o banner principal da home por exemplo – demore mais do que esse tempo para carregar, o site perde pontos no ranqueamento pois não estará fornecendo uma boa experiência ao usuário, além de impedir a visualização do conteúdo de maior destaque (lançamentos e promoções). 

FID (Fist Imput Delay) ou Latência de Entrada, mede a interatividade, ou seja, o tempo de intervalo entre primeiro clique e o momento em que o navegador começa a responder por essa ação. O FID deverá ser equivalente a um número menor que 100 milissegundos, para que o usuário consiga transitar entre a linkagem interna do site de forma fluida. 

CLS (Cumulativa Layout Shift) ou Mudança de Layout Cumulativa, mede o quanto o layout da página se altera ao longo do seu carregamento, em uma escala de 0 a 1. Considerando que a movimentação dos elementos que compõem a página, podem prejudicar a experiência do usuário, fazendo com que ele clique sem querer em algum link. Sendo assim, o CLS deverá ser inferior a 0.1. 

Mas qual a diferença que isso faz na prática?

Após analisarem milhões de impressões de páginas, o Google concluiu que o usuário tem 24% menos chances de abandonar um site na primeira interação, quando segue todas as recomendações para cada métrica do Core Web Vitals. Confira alguns exemplos de sucesso em algumas empresas:

  • Vodafone: Melhorou o LCP em 31% e alcançou um aumento de 8% nas vendas.
  • AliExpress: Melhorou o CLS em 10 vezes, dobrou o LCP. O que reduziu em 15% as taxas de rejeição.
  • Tokopedia: melhorou o LPC em 55% e teve uma duração média de sessão 23% melhor.

E como medir esses dados?

Existem diversas ferramentas de análise do Core web Vitals. E por tanto é importante ressaltar que cada uma trabalha de uma determinada forma. As métricas podem ser medidas no laboratório (lab data), ou no campo (field data).

A diferença entre essas análises está no fato de que no laboratório as ferramentas simulam o carregamento de uma página em um ambiente controlado, fornecendo assim informações de um provável usuário. O que é o caso do Lighthouse.

Por outro lado, as ferramentas de campo consideram interações reais de usuários. Como exemplo podemos citar o Google PageSpeed Insights.

Nós podemos te ajudar!

Agora que ficou claro o que são as Core Web Vitals e a importância desses dados para melhorar as suas vendas, te convido a conhecer as soluções que a e2U separou para você!

Entre em contato e faça parte dos nossos cases de sucesso!

Um grande abraço.

Fontes:

https://www.em.com.br/app/noticia/economia/2022/02/02/internas_economia,1342064/com-pandemia-vendas-pela-internet-crescem-27-e-atingem-r-161-bi-em-2021.shtml=

https://blog.chromium.org/2020/05/the-science-behind-web-vitals.html

https://f5.folha.uol.com.br/voceviu/2021/09/google-23-anos-10-coisas-que-voce-talvez-nao-saiba-sobre-o-buscador.shtml