PME’s não aceitam pagamento online

Um levantamento feito entre julho e agosto de 2018, pela empresa de cartões Visa em conjunto com a Americans Market Intelligence (AMI), uma instituição especialista em inteligência de mercado na América Latina. A premissa da pesquisa é descobrir qual a porcentagem (%) de PME’s (pequenas e médias empresas) aceitam formas de pagamento online ou sem contato.

O levantamento da AMI foi realizado na região da América Latina e Caribe, entrevistando PME’s nos países da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, México, Peru e República Dominicana. Foram definidos como parâmetros de uma PME os seguintes números: microempresas, aquelas que possuem de 1 a 10 funcionários; pequenas empresas, que possuem de 11 a 25 funcionários e médias empresas, que possuem de 26 a 105 funcionários. Os segmentos pesquisados foram os de: comércio, indústria e serviços, que se referem a 65%, 35% e 26% dos entrevistados, respectivamente.

As formas de pagamento sem contato já estão surgindo no Brasil e na América Latina, pagamentos realizados por meio de redes sociais, aplicativos, QR Codes ou transações de cartão sem contato, são usados por uma de cada três PME’s.

Os números indicam que entre as empresas de vendas online, 10% dos entrevistados declararam realizar transações de pagamento online, mas as mais usadas ainda são as transações eletrônicas que lideram com 50% do mercado, seguida do pagamento por débito com 40%.

Mesmo com números considerados baixos, o Brasil é um dos pioneiros na implementação de pagamentos online entre os países da América Latina, 75% dos principais mercados do país possuem formas de pagamento online. O Brasil está se tornando o precursor da tecnologia de pagamento sem contato, assim como já foi em 1996 o primeiro a lançar no mercado latino a tecnologia de cartões com chip.

As formas de pagamento online ou sem contato são mais aceitas e usadas por jovens adultos, que visam a praticidade e rapidez na realização de pagamentos e transações de dinheiro, mas o novo molde de pagamento ainda precisa de visibilidade. A pesquisa define alguns pontos que precisam ser trabalhados para que o país se modernize e otimize esse modelo de vendas, como por exemplo: garantir a eficiência da rede de pagamento online ou sem contato, mostrar para os consumidores as vantagens dessa forma de pagamento, motivar as PME’s a terem em suas lojas online e físicas a possibilidade de realizar pagamentos online e emitir cartões que realizem tal transação.

O pagamento online ou sem contato é uma nova forma de transação que está surgindo no país, divulgar e começar a colocar tal tecnologia em prática é muito importante para o crescimento e modernização do Brasil e de suas empresas. As formas de pagamento usadas hoje se tornarão obsoletas com o tempo, como o cartão com tarja magnética que já foi muito usado e agora não está mais presente na grande parte das empresas brasileiras, as máquinas de cartões mais recentes já não vêm com essa opção de transação. Estar preparado para a mudança de hábito dos consumidores é uma parte do trabalho de uma empresa, seja ela uma grande franquia ou uma PME.